Emoções a flor da pele, veja como sair do modo sobrevivência

Emoções a flor da pele, veja como sair do modo sobrevivência

Emoções a flor da pele, com disseminação do COVID-19 criou tempos sem precedentes, incertos e desconfortáveis. Tudo, desde o fechamento de escolas até o fechamento de nossos escritórios, mudou dramaticamente nossas vidas diárias e mudou nossas rotinas. Em tempos como esses, nosso relacionamento com nosso sistema emocional está na frente e no centro de nosso mundo.

Entendendo nosso sistema emocional

Podemos estar experimentando novas emoções que nos deixam nervosos, desconfortáveis ​​e preocupados com o que está por vir. Temos que aceitar que o medo é inevitável – seja o medo do próprio vírus ou o que as paralisações significam para nossos negócios e meios de subsistência. 

Mas acredito que toda experiência oferece uma lição. Por exemplo, nesta situação, temos a oportunidade de melhorar nossa inteligência emocional. Inteligência emocional básica é a capacidade de reconhecer suas próprias emoções, identificar as lições que elas oferecem e colocá-las em ação. Inteligência emocional avançada é a capacidade de reconhecer emoções em outras pessoas e avançar em direção a um crescimento harmonioso. 

Tempos de incertezas

Além disso, durante tempos de incerteza, cada um de nós terá que navegar pela resposta “lutar, fugir ou congelar” desencadeada dentro de nós mesmos, em nossas famílias e em nossos colegas de trabalho. Esteja você no escritório ou trabalhando remotamente, todo indivíduo em uma empresa – de executivos a funcionários iniciantes – está tentando navegar por essas emoções de sobrevivência. 

As emoções de sobrevivência envolvem nosso relacionamento íntimo com gatilhos de segurança, aprovação e controle. Os gatilhos de segurança incluem nossa segurança pessoal, saúde e bem-estar financeiro. Nossos gatilhos de aprovação estão relacionados ao fato de sentirmos amor e pertencer a nossa comunidade. Bem como, os gatilhos de controle incorporam nossa capacidade de afetar o que está acontecendo em nossas empresas e comunidades. Durante essa crise, todos os três estão sendo afetados, criando um trio de estressores em nosso sistema. Quando ativados, esses estressores fazem com que nosso corpo secrete hormônios do estresse, que, de acordo com o estudos, “diminuem os linfócitos do corpo, os glóbulos brancos que ajudam a combater a infecção”.

Em resumo, o estresse e a ansiedade podem literalmente transformar seus medos em realidade.  

Ao trabalhar nesse período desafiador, você deve estar atento às suas próprias emoções de sobrevivência e às de sua equipe e colegas, em vez de ficar paralisado pelo medo e pela ansiedade. Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar quando suas emoções de sobrevivência assumirem o controle.

1. Respire

Parece tão simples, mas é essencial focar na respiração quando nossas emoções começam a dominar. Aqui estão duas maneiras de colocar isso em prática:

  • Nível iniciante: respire fundo seis vezes. Durante uma resposta de luta ou fuga, você prende a respiração, o que interrompe o suprimento de oxigênio do cérebro. Tomar seis respirações liberará neuroquímicos para o cérebro.
  • Estágio avançado: Depois de dominar as seis respirações iniciais, use o método de respiração Wim Hof. Wim Hof ​​é pioneiro em terapia respiratória e um dos seres humanos mais pesquisados ​​no mundo, famoso por sua incrível capacidade de resistência a temperaturas congelantes. A ciência por trás disso explica por que esse método é tão bem-sucedido.

2. Priorize o movimento.

As emoções são mais simples se você as tratar como energia em movimento. Quanto mais nos movemos com nossas emoções, em vez de combatermos a existência delas, mais rápido podemos fazê-las passar. Jill Bolte Taylor, neuroanatomista e autora, ensina que as emoções realmente duram apenas 90 segundos. A chave é processá-los e integrá-los. 

  • Nível iniciante: comece dando um passeio enquanto pratica o distanciamento social de 1,5 metro. Tomar ar fresco e se mover durante todo o dia, pelo tempo que seu corpo permitir, é incrivelmente terapêutico.
  • Estágio avançado: quando você o desenvolver e seu corpo estiver preparado, faça uma corrida. COVID-19 é um ataque direto aos pulmões, portanto, manter nossos pulmões saudáveis ​​deve ser uma prioridade. Aumente sua frequência cardíaca e seus pulmões trabalhem com uma corrida, um treino HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) ou um passeio de bicicleta.

3. Agora mova a emoção.

Existem muitas maneiras de mover nossos corpos, mas a chave simples para lidar com as emoções de sobrevivência é movê- las.

Um terapeuta que trabalha com crianças experimentando desejos homicidas e ou suicidas me deu o melhor exemplo. Ela diz às crianças para descrever um pântano. O pântano simboliza a depressão: está estagnado, fede e está cheio de pragas. Ela então pede que eles imaginem um fluxo. O fluxo os simboliza como indivíduos, pois é cheio de movimento, clareza e aventura.

Como você pode aplicar isso à sua vida diária?

  • Nível iniciante: para começar, considere alongamentos simples ou ioga. Uma pesquisa padrão do YouTube oferece centenas de aulas gratuitas. Encontre um que ressoe com você e use-o. Seja Bikram yoga ou yoga do riso, ele moverá a emoção pelo seu corpo.
  • Estágio avançado: Uma ótima maneira de mover emoções é dançar. Ou seja, todos nós podemos mover nossos corpos para a música, seja “boa aparência” ou não. Feche os olhos, entre no corpo e permita que a música o mova. Por exemplo, a dança de ritmos é uma prática de forma livre que utiliza cinco ondas projetadas especificamente para mover emoções: fluxo, staccato, caos, letras e quietude. Seu único trabalho é se mover da maneira que seu corpo o chamar. 

4. Não negligencie o nervo vago.

Estimular o nervo vago cria uma mudança quase imediata de seu padrão emocional atual e libera neuroquímicos positivos para fazer você se sentir bem. 

  • Nível iniciante: a maneira mais direta de estimular o nervo vago é mergulhar o rosto em água gelada por 15 segundos. Pode parecer loucura, mas essa tática não apenas estimula o nervo vago, mas também tem o bônus de ser boa para a pele.
  • Estágio avançado: Outra técnica é tomar um banho frio ou banho de gelo. Os atletas usam essa tática há décadas para estimular a recuperação muscular avançada e melhorar a imunidade. 

5. Pratique a consciência emocional.

É provável, que muitos de nós já experimentamos aqueles momentos em que nossas emoções ultrapassam nossos mecanismos de resposta. A chave da inteligência emocional é a autoconsciência através da compreensão e identificação de suas emoções. 

  • Nível iniciante: Comece com meditação. Quando você se sentir de uma certa maneira, pergunte-se: “Que emoção é essa?” e “O que estou fazendo com que essa emoção signifique?” Para realmente se aprofundar, sente-se por 10 a 20 minutos e permita-se testemunhar tudo que passa pela sua mente e seu corpo. Use o tempo para tentar nomear a emoção que está sentindo.
  • Estágio avançado: passe para a meditação guiada. Se você quer realmente entender suas emoções, da mesma forma, permita-se senti-las por tempo suficiente para perceber as sutis diferenças entre emoções como medo e ansiedade. (Alerta de spoiler: achei que o medo e a emoção são a mesma emoção envolvida em pacotes diferentes.)

Dessa forma, para ser um líder eficaz, você deve entender e navegar por suas emoções durante esse período. Este é o momento de colocar sua máscara de oxigênio para que você possa servir sua equipe, sua família e sua comunidade.

Confie em mim, eu sei que muitas vezes é mais fácil ignorar do que explorar. Mas Julie Reisler, criadora do The You-est You, disse o melhor: “É preciso coragem para sintonizar seu coração”. O mundo está contando com você. Você pode encontrar sua paz e compartilhá-la com o mundo.  

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